Hiperostose esquelética idiopática difusa (DISH), também conhecida como doença de Forestier ou hiperostose anquilosante, é uma doença esquelética relativamente comum, de causa desconhecida, caracterizada por ossificações na porção ântero-lateral de corpos vertebrais contíguos na ausência de degeneração discal significativa, anquilose interapofisária ou fusão das articulações sacroilíacas.
Foi descrita por Meyer e Forster, em 1938, sendo posteriormente diferenciada de espondilite anquilosante por Forestier e Rotès-Querol. Em estudos paleopatológicos foi evidenciado DISH nas múmias do Egito, sugerindo que esta seja uma das mais antigas, bem como uma das mais comuns patologias reumáticas do idoso. Várias denominações têm sido utilizadas para DISH.
DISH é mais frequente em homens, na razão 2:1, com a prevalência aumentando com peso e idade, acometendo principalmente indivíduos acima de 40 anosA doença tem evolução lenta com aumento progressivo no número de lesões hiperostóticas. Aproximadamente 10% dos homens e 8% das mulheres acima de 65 anos irão desenvolver DISH.
Sem comentários:
Enviar um comentário