08/11/2010

Sarcoma de Ewing

O sarcoma de Ewing é uma forma de tumor ósseo maligno (cancro nos ossos) que atinge principalmente crianças e adolescentes. É uma forma rara de câncer, e mais frequente em meninos brancos entre 10 e 20 anos, sendo mais raro em meninas, e também muito raro entre negros e asiáticos, bem como em adultos.
O risco de metástase é grande. Ao momento do diagnóstico, 25% dos pacientes já têm uma disseminação metastática (40% nos pulmões, 30% nos ossos, notadamente na coluna vertebral, e 10% na medula óssea). Os ossos mais afectados geralmente são os ossos longos (como o fémur, a tíbia e o úmero) e a pelve.
O tratamento se dá com remoção cirúrgica, quimioterapia e radioterapia. A sobrevida em 5 anos é de cerca de 75%.

Causas


O sarcoma de Ewing é o resultado de uma translocação entre os cromossomos 11 e 22, que fusionam o gene EWS do cromossomo 22 com o gene FLI1 do cromossomo 11.
O EWS/FLI funciona como o regulador principal.
Outras translocações possíveis são em t(21;22) e t(7;22).

Diagnóstico

Na histologia, o sarcoma de Ewing é conhecido como um tumor de pequenas células redondas e azuis. Geralmente aparece como uma saliência no osso, detectada por meio de biópsias. Se apresentam como dolorosas massas crescentes e o local afetado frequentemente é sensível, quente e edemaciado. Alguns pacientes apresentam achados sistemicos, incluindo febre, elevação da velocidade de hemossedimentação, anemia e leucocitose, que mimetizam uma infecção.

Tratamento

O tratamento, em todas as circunstâncias, consiste em quimioterapia, geralmente incluindo drogas como a ifosfamida e a doxorrubicina, a fim de evitar o risco de desenvolvimento do tumor por metástase. Caso seja possível detectar a localização do tumor, é realizada uma cirurgia. No caso de não haver necrose total das células, geralmente inclui-se também a radioterapia.

1 comentário:

  1. Ola boa tarde, estou buscando uma resposta para um problema semelhante; um menino de apenas 12 anos esta com o osso do joelho direito crescendo de forma absurda e descobrimos que ele não sente dor depois que ele acabou quebrando a outra perna e nada sentia ...por favor eu peço ajuda para descobrir o que isso se alguem tem alguma ideia por favor deixe um recado no meu (outlook).esse garoto já foi em varios medicos e ninguem sabe o que é.......por favor se alguem poder ajudar esse garoto ele esta em total depressão, não fala mais com ninguem nem mesmo tem vontade mais de viver..a familia dele esta tentando buscar uma resposta e eu tomei isso para mim também e quero ajudar ..qualquer informação sera bem vinda...
    Por favor mandem mensagens para (detetivealicardo@outlook.com).
    Agradeço a todos que ajudarem.

    ResponderEliminar