04/11/2010

Osteocondrite

Osteocondrite é, em patologia, o nome que se dá para as inflamações conjuntas de osso e cartilagem,podem provocar encurtamento ou engrossamento das extremidades ósseas ou separação estratificada de osso e cartilagem .

Quais são os sintomas?

Nem sempre conhecemos o início da lesão, pois a cartilagem de uma articulação não tem inervação, portanto o que dói não é a cartilagem e sim o osso que está logo abaixo dela (osso subcondral). Os sintomas podem variar desde uma dor de instalação progressiva que piora com algumas posições de flexão e rotação do joelho, até o derrame articular (aumento da produção do líquido de lubrificação) e por último uma complicação mais grave que seria o destacamento parcial ou total de um fragmento de osso e cartilagem, formando aquilo que conhecemos como “corpo livre”. O corpo livre pode causar sensações de “algo se movendo” no joelho, provoca estalos por vezes dolorosos e pode causar até episódios de bloqueio da articulação.

39 comentários:

  1. MEU NOME VALDEIR , A UNS DOIS ANOS O ORTOPEDISTA DIZ QUE EU TENHO COSTOCONDRITE , DESDE ENTÃO SEMPRE SINTO UMA DOR NO EXTERNO,ISSO PODE TORNAR UMA DOENÇA MAIS GRAVE NO FUTURO?

    ResponderEliminar
  2. Tambem tenho essa dor no peito, que costuma mudar de lugar, ora no esterno, ora mais para o lado direito ou esquerdo. Muitas vezes sinto ate dificuldade de respirar fundo. Fui diagnosticada como osteocondrite, e a recomendacao foi r menosprezar a dor e se estiver incomodando muito, tomar um antiinflamatorio, como p exemplo Tandrilax, mas so de vez em quando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como foi feito seu diagnostico? Meu medico acha que eu tbem tenho, pois sinto dores no centro do peito e, as vezes nos lados direito ou esquerdo. Os exames cardiacos deram normais, ja fiz inumeras vezes. Obg

      Eliminar
    2. Ola amigo estava procurando pessoas pra compartilhar sobre essa tal ostocondrite, a 1 ano e meio tenho dorex no torax e fui tambem diagonsticado com isso, fui em 4 cardioloista, fiz vairos exames, e graças a Deus tudo normal, mas as dores tem sido bastante fortes princiapalmente quando contraiu o torax ou me alongo ou aperto, mas ate mesmo parado doi intenso na maioria das vezes, ja tomei varias medicações e nada cara. tomei tambem uma injeção por semana durante 3 semanas e nada, nem sei o que fazer mais cara se tiver alguma novidade da um toque...abraço

      Eliminar
  3. tenho exatamente a mesma coisa e a recomendaçao foi a mesma. O que fazer além de tomar remédio contra a dor?

    ResponderEliminar
  4. Também fui diagnosticado com osteocondrite. Consultei com quatro médicos (gerais e especialistas pediátricos) que me diagnosticaram com a doença, mas apenas me receitaram antiflamatórios e repouso, o último me encaminhou para fisioterapia. Fiz exames de raio x que não revelaram irregularidade óssea, porém sindo fortes dores no externo frontal da costela direita. O incômodo vem aumentando e sinto a dor ao fazer esforços como abaixar, girar o tronco ou levantar pesos com o braço direito. Estou aguardando uma chamada de um centro fisioterapeutico, porém gostaria de saber de como posso diagnosticar melhor o problema, li que um exame de ressonancia magnética sinalizaria melhor a inflamação que o raio x.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristian, fui diagnosticada que tenho osteocondrite no externo, já tinha mais de ano que sofria com a dor e só agora depois de fazer uma tomografia computadorizada que foi constatado. A tomografia é melhor que ressonancia para esse diagnostico, irei ao cirurgia toracico para ver o que ele irá me dizer, foi indicação do ortopedista, estou um pouco preocupada, mas confiante que tudo resolverá sem precisar de cirurgia.

      Eliminar
    2. ola também passei por cirurgião do tórax fiz uma cintilografia óssea, e deu acumulo no esterno mas o medico disse que era normal, me passou pra fisioterapia e piorou nem sei mais o que faço, agora estou aguardando reumatologista .....

      Eliminar
  5. Tomei uma pancada no peito em Set/12 e depois de ir em vários médicos, constatei em Dez/12 através da ressonância que estou com osteocondrite no esterno. De lá pra cá venho tomando anti-inflamatórios sem obter muito sucesso.
    No ultimo mês passei por 2 cirurgiões de tórax que também me passaram mais anti-inflamatórios e repouso.
    Um deles disse que se não melhorar será necessário uma intervenção cirúrgica. Resta saber se a cirurgia resolve mesmo ou se terei que viver tomando remédios para dor e anti-inflamatórios.

    ResponderEliminar
  6. eu também sentia dor ao respirar fundo, do lado direito e atras nas costas, durante 6 meses. achava q era alguma costela fora do lugar ou uma rasgadura. mas apos um episodio de gripe intensa em que tive que tomar anti-inflamatórios, a dor desapareceu por completo.Acredito que o anti-inflamatório tenha ajudado.

    ResponderEliminar
  7. Depois de haver feito uma cirurgia de revascularização, eu sinto dores em todas as vezes que tento inflar o peito, que se agravam com a realização de exercícios físicos utilizando os membros superiores. Já não sei mais o que fazer para parar com estas dores que mesmo não sendo muito intensas me deixam bastante incomodado por elas. Apesar de a cirurgia ter sido um sucesso, ainda possuo estas dores perturbadoras.

    ResponderEliminar
  8. A
    minha dor é do lado esquerdo,dói ao respirar,deitar e analgesicos e antinflamatorios não estão resolvendo,rx foi feito de todos os lados e nada,ao lado do braço esquerdo está com edema e o ciático tb inflamou,faz 1 mês que vou de médico em médico e nada,um ontemme disse que é ostocondrite ,mais pediu para ir ao Reumato pois ele como ortopedista não lembrava como tratar,penso que vou morrer toda hora que a dor aperta....

    ResponderEliminar
  9. Tive o diagnóstico de osteocondrite há pouco tempo. Tenho muita dor no toráx e dificuldade para respirar. O médico falou que é devido a inflamação, recomendou antinflamatório, ele mencionou que a umidade é um dos principais fatores para ocasionar a inflamação e no caso das mulheres tem o fator hormonal também. Ele também mencionou que são poucos médicos que tem entendimento desta patologia, geralmente quem estuda esta patologia são os ginecologistas e as vezes alguns clínicos gerais se lembram. Então por se tratam de uma inflamação é normal indicar antinflamatório, mas se está em estágio mais avançado então é necessário verificar com um médico a possibilidade de um remédio mais potente. Se você pressionar a região do toráx e sentir é porque a inflamação persiste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O medico me passou paco.alivioubastante mais melhores bem com a fisioterapia e aurículo terapia.

      Eliminar
  10. 03 de Janeiro de 2014. 2:30 h da madrugada.
    Estou sentado na cama, sem conseguir dormir novamente. Desde o maldito outubro de 2008 padeço dessa maldita osteocondrite no esterno. No começo assustei, fui em cardiologista, pneumologista, ortopedista, clinico. Após uma tomografia, fui diagnosticado com essa doença. Um reumatologista muito ajudou ao passar um remédio manipulado a base de fortissimos anti-inflamatorios e "calmantes".l Quando chega a noite, e tenho q dormir, a maldita atinge o ápice, igual agora, que mal consigo respirar, e o simples ato de deitar, me dá a sensação de uma espada sendo cravada no peito. Qdo durmo, acordo como se tivesse participado de 10 lutas seguidas de MMA. Sinto q estou ficando louco, por tanta dor, noites sem dormir, meu convivio social está pessimo, minha produção profissional está horrível, e tudo que ouço e leio é q essa maldita, do jeito que vem, vai... abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me identifiquei com você. Meu reumatologista sugeriu consultar um fisiatra. Quem sabe, pode ajudá-lo. Fica a dica. Estou otimista. Boa sorte, Renata rbpach@hotmail.com

      Eliminar
  11. A um ano sinto esta dor já fiz mil ECG e RX más não acusaram nada.....esta semana um clínico ao me examinar disse que era osteocondrite, e que a dor passa com o tempo e que a ansiedade só piora, estou tomando tylex intercalando com ibuprofeno e Diempax para dormir, o alívio e pouco ainda....o que me deixou chateada e que o médico me disse que passa com o tempo. ...más quanto tempo vou ter que viver assim?

    ResponderEliminar
  12. E realmente horrível essa enfermidade,estou a dois meses assim e já não aguento mais.nada resolveu e não consigo mais trabalhar.

    ResponderEliminar
  13. Nunca senti dor parecida, é insuportável.
    Estou sentindo dores desde outubro/2014, consultei com 6 médicos ( clínicos, cardiologista e ortopedista), fui orientada a procurar um reumatologista... Perdi as contas de tantas medicações fiz uso e nada da dor acabar.
    Por um período tinha amenizado, mas agora voltou tão forte que não consigo dormir, trabalhar, neim estudar pq toda posição dói muito.
    Mas creio que em nome de Jesus Cristo seremos curados!!!

    ResponderEliminar
  14. MÉDICOS PICARETAS DE DIPLOMAS COMPRADOS. NÃO SABEM P***A NENHUMA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A impressão que tenho é que não temos nenhum especialista na área, pelo menos no RJ. Já fui a médicos de renome, mas nem eles conseguiram resolver essa dor. Teve um reumatologista que me recomendou RPG. Na segunda seção em tive uma falta de ar absurda por causa de dor. Como pode alguem como uma inflamação costo esternal fazer esforço?

      Eliminar
  15. Eu sou mais um que sinto essa dor a 2 anos. Já fiz infiltração, já tomei vários anti inflamatórios, que melhoram durante um tempo, mas depois a dor volta. Já fui a vários ortopedistas e reumatologistas. Fiz raio X, ressonância, tomografia, mas só apareceu quando fiz cintilografia óssea
    Hoje estou com um reumatologista, que me informa que usará a técnica da mesoterapia, que segundo ele é a certeza de cura. Assim que fizer voltarei aqui pra dar maiores detalhes.

    ResponderEliminar
  16. Talvez este post no blog "Entendendo o corpo e a dor" possa servir para alguns de vocês.
    https://tatipilates.wordpress.com/2008/02/24/costocondrite-dor-no-esterno-ou-costelas-e-outras-dores-cronicas/

    ResponderEliminar
  17. Eu tb sinto isso. Achei que estava infartando. Fui num cardiologista que me indicou um reumatologista. Este me passou RPG, fisioterapia e Celebra antiinflamatório. Doi até qdo respiro. Não fiz nenhum exame clinico. Foi diagnostico pelos sintomas apenas.

    ResponderEliminar
  18. ola gente... devo confessar que lendo o comentario de vcs fiquei aliviada, pois pensava que so eu sentia essas dores no peito.. ja fiz varios eletros, raio x e gracas a Deus nada foi encontrado. ontem meu cardiologista me diagnosticou com osteocondrite, tenho esta dor desde novembro de 2015. ja tomei anti-inflamatório , porem esta dor vem e vai do nada.... so sei que quando ela vem parece que irei infartar... o dr tambem passou alprazolam para amenizar a ansiedade, ja que ela tambem desenvolve estas dores.

    ResponderEliminar
  19. Estou com costocondrite há uma semana.
    Ja havia tido ha uns tres anos mas foi do lado direito e na época relacionei a uma lesão de alongamento excessivo no balé. Esta vez relacionei ao peso excessivo que carreguei pra ajudar uns familiares...
    Não tenho qualidade de vida alguma.
    Me receitaram um medicamento antiinflamatorio e analgésico similar ao toragesic (cetorolaco de trometamol) mas eu nao estou tomando (pq tenho medo de usar medicamentos fortes... )
    Se não usar medicamentos a doença corre o risco de avançar/piorar?

    ResponderEliminar
  20. Estou com costocondrite há uma semana.
    Ja havia tido ha uns tres anos mas foi do lado direito e na época relacionei a uma lesão de alongamento excessivo no balé. Esta vez relacionei ao peso excessivo que carreguei pra ajudar uns familiares...
    Não tenho qualidade de vida alguma.
    Me receitaram um medicamento antiinflamatorio e analgésico similar ao toragesic (cetorolaco de trometamol) mas eu nao estou tomando (pq tenho medo de usar medicamentos fortes... )
    Se não usar medicamentos a doença corre o risco de avançar/piorar?

    ResponderEliminar
  21. Também tenho essa dor, mas principalmente quando faço esforço, como por exemplo, correr rapidamente; dar até um pouco de falta de ar. Já fui no cardiologista, pneumo, ortopedista, clínico, ... Hoje faço sessões de Acupuntura; onze no momento e acho que está melhorando lentamente, pois no meu caso tenho essa dor há alguns anos, talvez uns cinco ou seis anos atrás.
    Observação; se fizerem Acupuntura façam com médicos especializados em Acupuntura. Eles possuem uma associção a AMBA ( Associação médica de Acupuntura). Espero ter ajudado. Francisco

    ResponderEliminar
  22. Bom dia a todos!
    Tenho osteocondrite desde 2009 e passei um ano dormindo sentada, algumas coisas que aliviam ,tomar anti-inflamatório,no meu caso eu coloco bolsa de água quente o que relaxa a musculatura e alivia a dor. acumputura, hidroginástica leve, tomo remédio para dormir a noite pois também ajuda a relaxar. quanto mais você se contrair mais a dor ficara intensa, quando estou em crise não como banana pois um médico me disse que o potássio aumenta a dor ,eu tenho osteocondrite no externo:Remédios que tomo Tilatil (anti-inlamatório) E Pamelor( Remédio controlado) pergunte ao seu médico se pode tomar,esses remédios me ajudam bastante,Espero ter ajudado um pouco ,já que quem tem essa doença como nós sofremos muito.

    ResponderEliminar
  23. Bem vindos ao clube.Sobrevivo com essa doença há três anos,quase quatro. Quando me deu a primeira vez foi por volta da meia noite,acordei com uma dor imensa do meio do peito para o lado esquerdo,a adrenalina acelerou meu coração e por sugestão achei que estava tendo um ataque cardíaco,julguei ser muito tarde pra ir pro hospital e também não queria que minha esposa me visse morrendo. Abri a porta da sala e foi morrer no quintal, lá fiquei sentado sem poder respirar e nada da morte chegar...Me deitei na calçada e pedi pra acabar rápido mas não rolou,me deu frio e busquei um lençol e percebi que ao me aquecer a dor amenizou e assim amanheci acordado.Fui no hospital e pelos sintomas me encaminharam logo pro eletrocardiograma e tudo estava bem,aí um dr.cubano me apresentou a costocondrite, pronto.De lá pra cá ela nunca me abandonou, vivo com dor de leve à moderada 24h por dia e vez em quando tenho crises verdadeiramente debilitantes.Já fui em vários médicos, já tomei de chá de mato a todos tipos de anti-inflamatórios e nada.Hoje sou aparentemente um homem forte que não pode trabalhar,é constrangedor.Sigo pesquisando maneiras de curar este mal e se um dia conseguir,vou compartilhar gratuitamente com todos.Costocondrite nem inimigos merecem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito triste ler todos estes relatos. Estou passando por isso a 8 meses e meu emocional está um lixo.Minha vida social um caco e um mal humor tão grande que não sei mais o que fazer. A dor me persegue o dia todo, hora mais forte e hora mais leve, mais nunca passa. Já tentei tudo o que foi tratamento e estou tendo a certeza que ainda não existem tratamento especificos ou estudo acerca desta doença.

      Eliminar
  24. Pois é. .... Estou com.a.sensação q.estou com.essa bendita tb.... Fui a um ortopedista hj e ele me ouviu, fez uma cara de espantado dizendo q o esterno não estala. Só faltou me mandar para um psiquiatra, mas depois de insistir, me solicitou RX, TC e RNM... Vamos aguardar os resultados. É uma dor muito estranha e mais.estranho ainda são os estalos.

    ResponderEliminar
  25. Oi luciana. Faz alguns meses que eu sinto esses sintomas, dor forte no peito esquerdo quando respiro fundo, e as vezes a dor passa até pra o ombro e depois dependendo da posição, eu sinto até uns estalos assim no meio do peito tipo uns batimentos.
    Fui duas vezes pra um pronto socorro achando que tava tendo um infarto. Depois fui em um cardiologista, fiz alguns exames e tudo normal. Depois procurei um gastro e tb nada que justificasse essa dor que vem de vez em quando...
    Como está o seu caso? Esses estalos que vc sentiu bate com os que eu descrevi? O que me deixa mais encucado são esses estalos inexplicáveis.

    ResponderEliminar
  26. Tambem sinto uns estalos no peito, sensação de ansiedade e as vezes o peito dói em determinados movimentos. Realmente não sei o que fazer.

    ResponderEliminar
  27. Olá convivo com está enfermidade desde 2004 é horrível muitas dores constantes já não tem remédios para mim nada resolve cada dia tou pior noites acordada vários antidepressivos hoje não mais pois eu cochilo mais não durmo tomo só relachante muscular mais é uma luta viro a noite toda as costelas doloridas não tem exames o diagnóstico e clínico foi sim diagnosticada tem horas que eu não quero mais viver foi cansada desta doença que é maldita 24 horas todos movimentos aumenta mais do que está e não há cura tenho fé mais tá complicado de
    mais quer saber mais acione o zap 87200052 .

    ResponderEliminar
  28. realmente lendo os comentários posso confirmar todos como verdadeiros em relação a osteocondrite. Ela chegou pra mim. após consulta com ortopedista, fui encaminhado para um cirurgião torácico e este fez encaminhamento para um reumatologista, melhor profissional para esses casos.

    ResponderEliminar
  29. oi pessoal...á 2 meses to sofrendo com essa doença depois de uma queda,smanha mesmo vou ao ortopedista,mais ja passei com ele tres vezes,ja fui tres vezes a emergencia com muita dor achando que tava enfartando,ja tomei ibuprofeno.alginac...e nada de passar
    to até com dor de garganta só fo lado esquerdo...até sinto inchado ao engolir algo...vcs tbm sentem algo na garganta.nessas crises

    ResponderEliminar
  30. Galera.. sofri com isto ate janeiro + -
    A dor alivia muito com pomada de arnica extra forte.. voltou bem fraco agora por causa do frio.. sinto q temperaturas baixas pioram os sintomas.

    ResponderEliminar