04/11/2010

Osteocondrodisplasias

As osteocondrodisplasias são um grupo de distúrbios hereditários nos quais os ossos ou as cartilagens crescem anormalmente, de modo que o desenvolvimento do esqueleto é anormal. Muitos tipos de osteocondrodisplasia fazem com que a pessoa apresente nanismo (baixa estatura). A acondroplasia é o mais comum dos muitos tipos de nanismo com membros curtos. A acondroplasia ocorre em 1 em cada 25.000 a 40.000 nascidos vivos, afetando ambos os sexos e todas as raças.
Sintomas
Cada tipo de osteocondrodisplasia produz sintomas diferentes. Por exemplo, os sintomas da acondroplasia são membros curtos, membros inferiores arqueados (joelho varo), fronte grande, nariz em sela e costas arqueadas.
Os distúrbios esqueléticos (p.ex., luxação do
quadril) são característicos de todas as osteocondrodisplasias. Em alguns tipos, a hipoplasia do processo odontóide (uma anomalia da segunda vértebra) produz a luxação da primeira vértebra e a compressão da medula espinhal, a qual pode causar a morte imediata.
Diagnóstico e Tratamento
O médico tenta estabelecer um diagnóstico preciso, pois cada tipo de osteocondrodisplasia é causado por uma anomalia genética diferente, evolui de modo diferente e tem um prognóstico diferente. Em alguns casos, é possível se estabelecer o diagnóstico antes do nascimento através da fetoscopia (observação direta do feto com o auxílio de um aparelho de visualização de fibra óptica) ou da ultra-sonografia. Quando uma pessoa com osteocondrodisplasia (ou com parentes próximos com um desses distúrbios) deseja ter filhos, o aconselhamento genético é útil para se determinar o risco dele ter um filho com a doença.
Quando os problemas articulares afetam gravemente a função, a articulação algumas vezes pode ser substituída por uma prótese. Uma segunda vértebra anormal deve ser estabilizada cirurgicamente para impedir a lesão da medula espinhal.

1 comentário:

  1. sou técnica de enfermagem e trabalho em home care, vou começar a cuidar de um bebê de 10 meses que acaba de sair do hospital pela primeira vez, seu peso é de 4,080 kg, altura 50 centímetros.Quero saber se tem proguinostico esse bebê.

    ResponderEliminar