04/11/2010

Neuropatia do Plexo Braquial

Condição que envolve a diminuição dos movimentos ou da sensibilidade do braço e do ombro, causada por um comprometimento na função do plexo braquial, uma região de nervos que afeta o braço.

Causas, incidência e fatores de risco:

A disfunção do plexo braquial (plexopatia braquial) é uma forma de neuropatia periférica. Essa neuropatia ocorre quando há uma lesão ao plexo braquial, uma região onde o nervo que parte da coluna vertebral se ramifica nos nervos individuais do braço.
Esse tipo de lesão do plexo braquial geralmente está relacionado a um trauma direto no nervo, a um estiramento traumático (como um movimento brusco do braço), à pressão causada por tumores na região do plexo braquial ou, ainda, a uma lesão decorrente da radioterapia (como a usada em câncer de pulmão). Pode também estar relacionado à pressão causada por anomalias congênitas que comprometem as vértebras cervicais, por tumores ou lesões causadas por toxinas, substâncias químicas ou drogas. Em alguns casos, não são identificadas as causas (amiotrofia nevrálgica). Os fatores mecânicos, como a pressão, podem se complicar pelo surgimento de uma isquemia (falta de oxigênio causada por uma diminuição do fluxo sangüíneo) na região.

4 comentários:

  1. Que tipo de tratamento pode ser submetida? Usuário da droga IMUNOSSUPRESSOR pode causar esse tipo de doença? Como prevenir?

    ResponderEliminar
  2. ref:comentário anterior fvor responder e-mail,lasanome@pop.com.br

    ResponderEliminar
  3. ref:comentário anterior fvor responder e-mail,lasanome@pop.com.br

    ResponderEliminar
  4. Que tipo de tratamento pode ser submetida? Usuário da droga IMUNOSSUPRESSOR pode causar esse tipo de doença? Como prevenir?me responda se for possível. E-Mail: lasanome@pop.com.br

    ResponderEliminar