30/09/2010

Doença de Addison

A doença de Addison, também conhecida como insuficiência adrenal crônica ou hipocortisolismoendocrinológica. Foi descrita pela primeira vez pelo britânico Thomas Addison na sua publicação de 1855: On the Constitutional and Local Effects of Disease of the Suprarenal Capsules (Sobre os Efeitos Locais e Constitucionais das Doenças das Cápsulas Suprarrenais). é uma rara doença
Estima-se que a doença ocorra em 1 ou 2 pessoas a cada 100.000, quando as glândulas adrenais, localizadas acima dos rins, não produzem hormônio cortisol e, algumas vezes, a aldosterona, em quantidade suficiente.
A doença de Addison refere-se especificamente à insuficiência adrenal primária, na qual há disfunção específica da glândula adrenal, excluindo a secundária, aonde a hipófise (glândula pituitária) não produz hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) suficiente para estimular adequadamente as glândulas adrenais.






1 comentário:

  1. Sou portadora da doença de Addison. Descobri a uns cinco anos, faço uso de Predinisona de (sete e meio )mg. ao dia. Gostaria de saber quais as consequençias desta doença ao longo do tempo? Pois tenho cinquenta e cinco anos, e não tenho nenhuma resistençia para caminhar ou fazer algo que esfoçe um pouco meu orgamismo, ai fico falta de ar, muito tremula, e preciso respirar pela boca por um logo tempo até passar um pouco isso. Tomo onze tipos de remedios que meu organismo não produz mais, principalmente vitaminas, complemento alimentar, hormonios. Gostaria de me comunicar com pessoas que também sofrem dessa doença tão silenciosa. Como elas estão, como é a vida delas, em que grau se encontram. Deixo meu endereço de email´s para quem se interessar a se comunicar comigo. ilzibaartz08@hotmail.com
    Morro em Santa Catarina-Brasil.

    ResponderEliminar